6 dicas para cuidar do seu imóvel em época de chuva
- Letícia Cristina Sena Soares
- 26 de jan. de 2022
- 4 min de leitura
Na época das grandes guerras, os reis costumavam preparar seus castelos e deixá-los devidamente protegidos contra quaisquer intempéries: eles verificavam a estrutura, as munições e logo convocavam seus súditos para realizar alguma manutenção.
Hoje, não há tais guerras, mas, aqui em Palmas, Tocantins - e imagino que de onde você está lendo também - há uma batalha que enfrentamos toda vez que chove: lidar com os problemas que aparecem no período de chuvas e adotar manutenções preventivas.
Neste blog, você poderá saber melhor quais atitudes tomar para evitar ou minimizar esses problemas decorrentes das chuvas, a começar pelos cuidados antes desse período:
1. Antecipe-se
Apesar de não podermos prever quando uma simples chuva trará um enorme estrago, há medidas que podem reduzir as chances de algo ruim acontecer. É possível perceber que, às vezes, as chuvas anteriores já deixaram rastros em sua casa, como é o caso daquelas manchas na parede e nos forros, pontos de vazamentos, mofos e bolores, entre outros possíveis problemas.
Diante desses sinais, é importante recorrer a um profissional para fazer os reparos em sua casa antes que as chuvas comecem, evitando, assim, o agravamento destes problemas e deixando você e sua família mais seguros.

2. Mantenha a manutenção do seu telhado e calhas em dia
É importante salientar que há outros sinais a que devemos estar atentos, mas que não são tão visíveis assim: seu telhado, é a primeira defesa da sua casa contra a chuva. Logo, as telhas devem estar muito bem encaixadas e sem fissuras ou rachaduras, visando evitar pontos de abertura por onde a água da chuva pode passar.
A manutenção do telhado (a qual deve ser sempre realizada por profissional qualificado, por se tratar de um local de acesso difícil e perigoso), pode tanto ser feita a partir da limpeza para retirada de limo das peças, como também a aplicação de impermeabilizantes, selante adesivo de poliuretano, manta adesiva, ou até mesmo a manta asfáltica. Vale lembrar que cada tipo de cobertura necessita de um tipo específico de tratamento preventivo quando o assunto é infiltrações.
Outra peça importante que merece atenção é a calha. Ela deve estar limpa e sem obstruções, como folhas, galhos, frutas e outras sujeiras que costumam cair e ficar sobre a mesma - quando não há alguma rede para recolher esses itens - podendo transbordar e causar estragos no imóvel. Além disso, se sua calha não tiver sido bem dimensionada para suportar a vazão de água possivelmente ela acarretará futuros problemas. Fique sempre atento aos sinais de acúmulo de água na parte superior das paredes.

3. Não deixe os eletrônicos na tomada
Se você ainda não teve nenhum equipamento eletrônico danificado em um período de chuva, devido à queda de energia, considere-se sortudo; é mais comum do que se imagina. Dessa forma, para evitar esse dano, é altamente recomendável que sejam desconectados os aparelhos das tomadas, tais como carregadores, ar condicionado, ventilador, televisão, micro-ondas e forno, por exemplo.
Outro ponto a que se deve estar atento diz respeito à rede elétrica da casa, que muitas vezes não foi projetada para suportar a quantidade de aparelhos utilizados no dia a dia, sendo sempre bom contar com a ajuda de um profissional para avaliar e executar os reparos necessários, podendo evitar, inclusive, incêndios.

4. Realize a manutenção das esquadrias
Não esqueça de verificar os vãos no selador ao redor das portas e janelas, visto que uma chuva muito forte pode causar estragos no interior do imóvel, tais como paredes manchadas, tinta desbotada e até queda de rebocos.
Como essas vedações sofrem desgaste com o tempo, é importante observá-las com frequência e fazer o reparo aplicando selante quando estiver bem seca, para evitar as famosas infiltrações.

5. Cuide da área externa
Não é por estar seguro no interior de casa, que o exterior não deve nos preocupar. Muito pelo contrário: é indispensável que você tome os cuidados corretos na área externa para evitar problemas de vazão incorreta da água durante o período chuvoso.
Os jardins são uma ótima alternativa para auxiliar no escoamento da água, pois parte dela é absorvida pelo solo. Entretanto, é necessário que a água haja pontos de infiltração para que ele não sofra com a grande quantidade de chuva. Sendo assim, prefira colocar grelhas drenantes e tubos específicos que levarão parte dela ao sistema de águas pluviais e evite cimentar grande parte da área externa, pois prejudicará bastante o escoamento da água.
Nesse sentido, outra alternativa é a utilização de pisos drenantes, os quais absorvem o volume de água, reduzindo a velocidade com que essa vazão chega na rede pública. Lembrando que, além da vantagem da variedade de pisos, marcas e modelos, os pisos vão proteger e embelezar sua casa. Mas atenção: no momento da instalação, é recomendado que esse tipo de revestimento de um modo geral seja assentado em um solo que contenha uma camada de brita grossa, uma camada de brita fina e um banco de areia, pois só assim a água será absorvida.

6. Adote práticas sustentáveis
Uma última dica que pode ser de grande valia relaciona-se à adoção de estratégias para aproveitar a água da chuva e criar um ambiente mais sustentável em sua casa. Como por exemplo, construir um sistema de canalização para armazenamento da água da chuva e usá-la depois para limpar o quintal, a garagem e regar as suas plantas.

Agora, responda nos comentários: em um combate entre sua casa e a chuva, quem vence?
Se quiser ter a certeza de que sua casa terá êxito, conte com a ajuda de profissionais qualificados e prontos para lhe atender, seja a sua construção residencial ou comercial.
Fique por dentro dos próximos artigos através das nossas redes sociais:
________________________________________
Fontes:
Fontes das imagens:
Comments